26/07/2021 às 17:37

26 de julho - Dia dos avós

43
2min de leitura

Como falar do dia dos avós e não comentar sobre essas avós que estiveram por muito tempo em minha vida.

Vou ser sincera não sei dizer sobre amor de avô, pois eu não tive o materno comigo e meu avô paterno quase não foi presente, mas minhas avós ah! Delas eu tenho o que falar, se escrevesse tudo o que senti enquanto elas estavam presentes ficaríamos dias conversando.

A primeira é minha avó paterna, sempre fugiu de uma câmera fotográfica, então são raras as fotos que temos dela, a maioria é assim como essa que foi pega desprevenida.

Ela era sergipana, viveu lá na época de Lampião e tinha muitas histórias para contar. Ao todo foram 20 gestações que criaram 12 filhos. Envelhecida pelo trabalho na roça, olhando hoje ela sempre aparentou ser muito mais velha do que realmente era. Trabalhou muito vendendo Avon e sendo sacoleira, lembro daquelas sacolas pesadas que com seu um metro e meio carregava para a casa das clientes.

Minhas maiores recordações de infância foram na casa dela. Até hoje eu lembro do cheiro do feijão que ela fazia praticamente sem tempero, mas que tinha um cheiro único.

Brinquei muito no quintal da casa dela junto com as minhas primas mais velhas, digo mais velhas porque fomos uma leva de 4 meninas todas da mesma idade.

São inúmeras as histórias vívidas, infelizmente, mas com muita gratidão estive com minha avó paterna até os meus 22 anos, mas ela estará na minha memória e uma referência em minha vida sempre. 

Minha outra avó, a materna, minha eterna abuela, filha de espanhóis e de gênio difícil, mas com um amor enorme.

Sempre muito vaidosa. Minha avó usava saltos altos e negava entregar a idade que tinha nos anos 80/90. Creio que essa foto que postei foi de 2006, mas ela sempre foi assim. Ficava brava com facilidade, mas tinha uma alegria imensa. Brincalhona... Adorava uma festa e em cada aniversário reunia toda a família para comemorar.

Adorava os netos, mas eu fui seu xodó por mais tempo, pois sou a neta mais velha. ;)

Ela foi aquela que mais participou da minha fase adulta, esteve no me casamento, acompanhou gestação, conheceu minha filha e sua última vez em festa conosco foi no batizado da minha pequena. Sou muito grata por ter estado com ela até os meus mais de 40 anos.

E não poderia passar sem comentar sobre as duas avós da atualidade: minha mãe e minha sogra. As avós que estão presentes constantemente na vida da minha pequena e que deixam ela tão feliz.

Gratidão a todos os antepassados por estar aqui hoje e poder compartilhar um pouquinho sobre essas mulheres espetaculares.

E vocês, me contem um pouco da história com suas avós!

26 Jul 2021

26 de julho - Dia dos avós

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp